Depoimentos

“Participar do Curso Ator transformou a minha vida. Sinto um prazer imenso no meu coração em subir no palco com pessoas que se entregam por aquele momento de arte e principalmente muito amor. A cada aula um aprendizado novo, um sentimento vivenciado. Descobri que uma das minhas forças é a coragem, coragem para se expor e não pensar ou julgar o que falaram de mim, é ir de corpo e alma sempre! Levo esses momentos de diversão e principalmente de aprendizado para a minha vida e continuarei na estrada da transformação contínua.”
Jaqueline Silva


“Nunca pensei que diria isso como uma verdade em minha vida... Mas sim... Eu amo estar no palco! Posso estar uma pilha de nervos antes de entrar em cena, achando que não me preparei o suficiente, mas basta eu colocar o pé no palco que a insegurança dá lugar à um sentimento inexplicável, é como se houvesse uma chave liga/desliga. Comecei no teatro por impulso, me matriculei durante um lapso de coragem, porque sabia que se eu esperasse um dia a mais eu nunca iria passar perto da escola. E não poderia ter escolhido escola melhor! No Curso Ator fui acolhida por professores incríveis, facilitadores sem igual, uma turma espetacular e um método de ensino que faz milagres!!! Definitivamente fazer teatro foi o melhor presente que eu poderia ter me dado, comecei com o único objetivo de perder a timidez e no processo eu encontrei um mundo de possibilidades que até então não havia imaginado. A cada exercicio somos apresentados a um desafio diferente, a cada apresentação nos surpreendemos com o resultado das aulas pois é nítido a evolução de cada um. Hoje o teatro se tornou parte de mim, já até tentei, mas não consigo me ver longe rs! Sempre terei coisas a aprender, para desconstruir, para desenvolver.”
Carolina Lopes


“Se tem uma coisa que eu nunca pensei na vida que eu seria é atriz. Achava que essa coisa de teatro era para quem tem vocação, não para mim que sou tímida e que morria de medo de falar em público. Mas os grandes mestres que encontrei por lá me ensinaram que basta querer e se permitir e que a arte da expressão corre nas veias de todos nós. Mais que um curso de teatro, é uma aula de transformação pessoal incrível. O Curso Ator foi e ainda é um dos acontecimentos mais marcantes da minha vida. Agradeço todos os dias por ter me permitido essa experiência que me ensinou tanto sobre o mundo, sobre pessoas e principalmente sobre mim mesma.”
Bianca Mendonça


“Procurei o Curso Ator para melhorar minha comunicação, pois sempre fui muito tímida, e a forma que sabia que funcionaria era procurando uma escola de teatro. Quando entrei no CA, vi que ali era diferente dos outros lugares. Logo nas primeiras aulas ao receber meu primeiro papel do espetáculo CENAS, eu fiquei com certo receio e me questionando se iria conseguir interpretar, mas o processo das aulas, o acolhimento, carinho dos professores e da turma, foram me deixando mais segura e consegui me permitir mais. O processo é tão natural que quando vi já tinha ficado mais comunicativa que nem tinha percebido. Quando alguns amigos vieram me assistir pela primeira vez ficaram impressionados, por eu ter conseguido me expressar bem na frente de uma plateia. O CA é muito humano e transformador, nos ajuda a ter amor ao próximo, a amizade que fazemos por lá com certeza são para a vida toda.”
Thamires Alves


“Ingressei no Curso Ator em junho de 2013. Tinha muito interesse por teatro, e depois de umas pesquisas, acabei descobrindo o CA. E sempre coloco que o grande diferencial do CA, é o fato de que nos elencos, não começamos como atores. Começamos como pessoas, que por diversos motivos, buscaram o teatro. E justamente por esse fato, tudo se torna mais leve. Depois de muito estudo, aulas e módulos, vamos aos poucos nos tornando atores, com muita consciência da arte. Mas acima de tudo, mais humanos. O CA traz consigo uma coisa que, curso de teatro nenhum oferece com tanta maestria: a transformação humana. A consciência do coletivo, do amor e do olhar ao próximo. Tenho um carinho muito grande por esse lugar. Aqui, cresci significativamente como atriz e continuo crescendo a cada dia, a cada módulo e a cada ano. Aprendi muito com grandes mestres. Mas acima de qualquer coisa: cresci como ser humano. Agradeço imensamente por fazer parte desse time, e por poder espalhar a arte do teatro ao lado de pessoas maravilhosas. Agradeço aos diretores pela confiança de sempre, aos amigos de elenco por toda a parceria e a todas as pessoas que levo do CA para a minha vida fora dele.”
Ju Cavichiolli


“Em toda minha vida foi difícil encontrar um lugar onde eu me encaixasse, um lugar onde eu não precisasse ter medo de ser quem eu era e principalmente encontrar um lugar onde eu realmente queria estar e me sentia pertencente do mesmo. Mas quando decidi que queria e precisava fazer teatro para realizar meu sonho de ser ator e dublador um dia, eu fui atrás de cursos por SP, e encontrei o Curso Ator e com ele, eu me encontrei finalmente. Onde cada aula eu saia mais motivado, mais impressionado, mais curioso e acima de tudo mais feliz. Muitas pessoas que me conheceram antes de eu começar o Curso Ator, hoje falam o quanto eu transmito mais felicidade, mais segurança, mais firmeza e mais convicção. Eu encontrei pessoas maravilhosas, pessoas que te respeitam e te tratam bem e que te acolhem. Sem julgamentos, sem preconceitos, te recebem com completo amor e carinho, fazendo que mesmo com medo e timidez você se sinta confortável e calmo. E que me deixava e deixa até hoje uma sensação de “Quero mais”, “Preciso de mais”, e sempre entregando tudo. ”
Ierê Oliveira


“2018 foi um ano afrontoso. Tão afrontoso que arrumou uma forma estranha de me dar um presente. Ele me deu o Curso Ator de Teatro. Um lugar onde estou aprendendo a me respeitar, a aceitar meus limites. Me conectar com pessoas desconhecidas, a confiar, a olhar no olho, dar abraços intermináveis. Respeitar o tempo do próximo. Aprendendo a improvisar. E como é importante a gente aprender a improvisar. Eu lembro de em algum momento ter pensado: o que eu tô fazendo aqui? Hoje eu sei. Eu estava me (re)descobrindo. Eu mudei depois que entrei aqui. O olhar menos duro em cima de mim e do outro. A gente aprende a se julgar menos, a rir do ridículo. Tiramos o peso das coisas e tudo se torna mais leve. Eu conheci pessoas incríveis. Improváveis. Confusas. Eu ri muito. Eu me apaixono um pouco mais a cada dia por pessoas e lugares que, aparentemente, não tem nada a ver comigo. Já tentei explicar, mas aconteceu muita conexão ali que não tem explicação. Nem precisam, ainda bem. O fato é que não tem como colocar em palavras. É preciso vir e conhecer. Se dar uma chance. É um grande ato de coragem permitir esse auto conhecimento. Se eu pudesse dar duas dicas sobre o futuro seriam estas: usem filtro solar e façam teatro.”
Alice Lucena


“Sempre fui uma pessoa muito tímida, tive muita dificuldade pra falar em público, apresentações na escola e na faculdade sempre foram complicadas. E então veio a mudança, em 2010 após me formar na faculdade, me mudei para morar com minha irmã na cidade de Osasco-SP, para procurar emprego na área que me formei, pois na minha cidade natal as oportunidades eram poucas. A mudança foi bem radical pra mim, pois saí de uma cidade pequena, pacata, onde a vida era bem tranquila pra viver na correria da cidade grande e barulhenta onde as pessoas estão sempre correndo e com pressa, de cara já foi bem estressante. Para melhorar isso, resolvi fazer teatro, que sempre fui apaixonada. Fiz minha primeira aula de teatro no CA. Meu nível de timidez era tão alto que confesso que pensei em desistir no primeiro dia, achava que não conseguiria me expor tanto quanto necessário, mas as aulas eram tão maravilhosas que comecei a descobrir capacidades que nem imaginava ter, e comecei a amar o curso cada dia mais. Já fiz comédia, drama, tragédia, infantil, musical e distopia, me apresentei tendo amigos e claro, minha família na plateia. A sensação de estar no palco e saber que tem pessoas ali torcendo por você é indescritível, e no final de cada módulo receber dos maravilhosos professores do CA o feedback de que você fez um bom trabalho é ao mesmo tempo recompensador e motivador. Aquela menina tímida ainda existe dentro de mim, mas agora ela tem muito mais problemas em lidar com a nova Viviane, do que eu tenho pra lidar com ela.”
Viviane do Prado


“Em 2010, aos 55 anos, entrei para o CA. Tinha muita dificuldade de lidar com meus erros, dificuldade de me expor, de dividir... E pelos últimos 9 anos, essa tem sido a experiência mais rica e divertida que eu jamais poderia sonhar... Aprendi que cada acerto vem de muitos e repetidos erros e que errar faz parte do processo de aprendizagem. Aprendi que rir alto não é feio. Que chorar não é ridículo. Aprendi que o meu corpo tem limites, mas que é possível superar. Aprendi que sozinha eu faço muitas coisas, mas de mãos dadas eu faço muito mais. Em nenhum lugar desse mundo tive tanta chance de conhecer pessoas tão diferentes e adoráveis. Aprendi que não importam as diferenças quando nos abrimos para aprender, construir, somar. É muito amor envolvido. Obrigada a todos!”
Ligia Telles


“A minha história começa em novembro de 2015. Eu estava à busca de um curso de oratória ou algo parecido, coisa que pudesse me auxiliar no aprimoramento da comunicação pessoal, mas acabei indo parar no teatro. Conhecer o Curso Ator foi algo assustador. Eu não tinha a menor familiaridade com teatro, (nem na plateia). Mas, se era para um objetivo maior, resolvi arriscar e desafiar a timidez. Conhecer pessoas diferentes, de diferentes idades, (a maioria bem mais jovem que eu), suas linguagens diferentes, as atividades realizadas, tudo, foram o estopim que eu precisava para despertar um lado artístico que há anos estava adormecido em mim. A comunicação que eu buscava para o trabalho foi apenas um dos muitos benefícios obtidos. Muito melhor que isso foi permitir uma maior proximidade com meus filhos, e ser apresentado ao “Seguro na sua mão, você segura na minha...”, princípio que pode se aplicar a tudo. Outro efeito “colateral” foi a música, que também começou a reaparecer em minha vida. Ao longo desses pouco mais de 3 anos, o Curso Ator passou a fazer parte importante de minha vida. Provocou e provoca mudanças importantes. Mudanças profundas, e que à princípio não foram fáceis, pois o estilo de “toda uma vida” estava simplesmente desmoronando. Eram hábitos novos, interesses novos, experiências absolutamente novas, que causaram um turbilhão. Um turbilhão de respeito, de superação, de autoconhecimento, de Amor. Aos poucos, toda a família me seguiu. Vitória e Thiago, vieram primeiro. Carlos Eduardo e Cristiane se juntaram depois. Hoje estamos todos, e muito felizes. Obrigado, Curso Ator. Vocês estão transformando nossas vidas para melhor. Obrigado por acolherem minha família nesta grande e maravilhosa família. A família Curso Amor.”
Carlos Tuma